Validade de medicamentos
Entendendo o Prazo de Validade:
O prazo de validade deve ser indicado nas embalagens primárias e secundárias.
A embalagem primária é aquela que está em contato direto com o medicamento o tempo todo, e a embalagem secundária é a caixinha ou outro invólucro.
Ao abrir a embalagem PRIMÁRIA do medicamento para uso, ele passa a ter na realidade, outro prazo de validade, pois as condições de exposição, conservação e manuseio, podem envolver fatores de risco, como contaminação. Então, ANOTE SEMPRE A DATA EM QUE VOCÊ ABRIU O MEDICAMENTO. Isso irá facilitar muito o seu controle.
Os medicamentos após abertos, passam a ter validade de horas, dias, meses, dependendo do tipo de formulação . Leia sempre a recomendação do fabricante ou siga essas regras:
- Medicamentos sólidos: Por segurança o prazo não deve exceder seis meses após aberto, se ele tiver uma validade extensa.
- Medicamentos líquidos: Perdem até 75% do prazo de validade após abertos. Por exemplo, se um medicamento em solução para uso em gotas tem 12 meses de validade indicado na embalagem, depois de aberto o novo prazo de validade será de somente 3 meses.
- No caso de XAROPES: Existe um consenso de limite de uso de até um mês após aberto. Observe sempre se não houve alteração na cor, na consistência, no cheiro. Na dúvida, jogue fora.
- No caso de COLÍRIOS: O cuidado deve ser ainda maior. Seu uso nunca deve exceder 30 dias, para caso de tratamento não infeccioso. Mas para aqueles colírios usados em conjuntivites ou ulcerações, o recomendado é terminar o tratamento e jogar o colírio fora. Não pode guardar de jeito nenhum!
- Medicamentos em PÓS PARA SUSPENSÃO: Devem ser mantidos em geladeira após misturados com a parte líquida, e observar a validade que pode ser de 7 a 14 dias, somente.
- Para as pomadas e cremes: Vale a mesma regra dos 25%.
PARA TODOS OS PRAZOS, QUANDO O FABRICANTE DETERMINAR PERÍODOS MENORES, ESSA ORIENTAÇÃO DEVE SER RESPEITADA.