Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Cuidados paliativos

Cuidados paliativos

Cuidados Paliativos: cuidar em seu mais amplo sentido

Ser diagnosticado com uma doença que ameaça a vida não é fácil pra ninguém. Ter um suporte é essencial  para enfrentar esse período de desafios que envolve a família toda, pois quando uma pessoa adoece, a casa toda sofre.

É aí que entram os Cuidados Paliativos. Cuidar, em seu mais amplo sentido, aliviar o sofrimento causado por uma doença grave e promover a qualidade de vida, tanto do paciente quanto dos seus familiares.

É comum que as pessoas se assustem com a expressão cuidados paliativos, porque geralmente ela vem acompanhada da frase “Não há mais nada a fazer”, mas não é isso. É um cuidado a mais, onde o foco é o paciente como um todo e não apenas a doença, onde se leva em conta não somente os sintomas físicos, mas também os psicológicos, espirituais, sociais.  Isso não significa suspender o tratamento da doença, e sim ampliá-lo, em abordagem conjunta. É também proporcionar a possibilidade de falar de situações que assustam, de esclarecer dúvidas, de fazer escolhas que preservem a dignidade e que impeçam o sofrimento desnecessário.

Por Dra. Christiane Pires

Fonte: IOS – Instituto de oncologia de Sorocaba



Nenhum comentário »

Deixe um comentário