Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

De repente ganhei um filho, sou padrasto!

Padrasto

Embora sejam as madrastas as malvadas das histórias infantis, não deixa de ser difícil desempenhar o papel de pai de crianças que não são filhos biológicos. Os padrastos podem achar difícil desenvolver sentimentos “paternos”, e se preocuparem com isso. O que importa, no entanto, é pensar no sentimento da criança e levar tudo de modo cuidadoso e adequado.

É claro que muito depende das circunstâncias individuais. Muitas crianças têm o pai biológico, que às vezes é bastante ausente, quando não se ausenta totalmente. Os sentimentos podem ser ainda mais poderosos quando o pai biológico faleceu. E não é de se surpreender que, nos momentos de tensão, as crianças usem este fato como arma nas discussões de família. É importante respeitar os sentimentos das crianças com relação ao seu pai biológico e estar ciente de que se trata de situação delicada para elas:

- Se o pai os ama de verdade, por que os abandonou? Do ponto de vista da criança, todas as explicações racionais mostrando os motivos da ausência do pai podem não ter grande impacto sobre seu sentimento de ter sido abandonada, o que pode causar um efeito negativo em sua auto-estima. Elas podem também culpar o padrasto por ter mandado embora o pai “de verdade”.

- As crianças podem ter sentimentos mistos em relação à nova parceira de seu pai biológico, e podem surgir todo tipo de antagonismos entre os novos enteados, meio-irmãos e irmãs.

- A criança pode ter um relacionamento estremecido com seu pai biológico.

Portanto, ser padrasto não é uma tarefa fácil. Requer muito tato para administrar bem as situações e nem sempre você acertará – mesmo se for apenas porque as crianças podem precisar achar alguém em quem colocar a culpa. Mas – tal como com os pais biológicos – o que importa mais é como tudo é solucionado em conjunto pelas duas pessoas que no momento são “o casal de pais”. As crianças precisam saber que, embora o padrasto não substitua o seu pai biológico, ele desempenha um papel nessa nova família que é o da figura paterna. Ele precisará do apoio de sua parceira para que as crianças aceitem este fato.

É claro também que nem sempre essas dificuldades estão presentes. Os padrastos podem trazer um clima novo para a família, diluindo as tensões e criando oportunidades para novas soluções que resolvam antigas dificuldades.



Nenhum comentário »

Deixe um comentário