Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Dúvidas Frequentes

Duvidas-Frequentes
  • O remédio manipulado é confiável?
Sim. A matéria prima que utilizamos na manipulação é adquirida dos mesmos distribuidores que fornecem para a indústria. Os fornecedores são qualificados e apresentam toda a documentação exigida pelos programas de qualidade. Toda matéria prima utilizada na farmácia de manipulação vêm acompanhada de um laudo de análise do fabricante. Além disso, a farmácia tem o seu próprio laboratório de controle de qualidade, garantindo as fórmulas que manipula.
Por outro lado, a farmácia é fiscalizada pela Vigilância Sanitária que verifica o cumprimento das normas preconizadas pela ANVISA, das Boas Práticas de Manipulação.
  • É possível manipular qualquer medicamento?
Não. Existem alguns produtos que não estão à disposição das farmácias de manipulação, assim como existe a limitação da farmácia em relação a algumas formas farmacêuticas.
  • Por que algumas receitas ficam retidas na farmácia?
Existem alguns medicamentos que são controlados pelo Ministério da Saúde. Estas receitas ou as notificações coloridas ficam retidas na farmácia, e estes medicamentos só poderão ser repetidos com a apresentação de uma nova receita. O prazo de validade deste tipo de prescrição é de 30 dias, portanto após este período a farmácia não poderá manipular a sua receita. Este tipo de receita / notificação deve estar com todos os dados do paciente, comprador e prescritor preenchidos. Para os medicamentos sob controle especial existe um limite máximo de quantidade de medicamento a ser prescrito.
  • Posso repetir a receita quando o medicamento acabar?
Somente se o médico anotar na receita “uso contínuo” ou “receita válida por x meses”. Mesmo as doenças crônicas (hipertensão,diabetes, problemas cardíacos, etc) precisam de acompanhamento médico. Por isso, procure o seu médico regularmente para avaliação do quadro clínico e para que ele emita nova receita, peça para ele anotar na receita por quanto tempo o medicamento deve ser tomado.
  • Posso encomendar o meu medicamento para outra pessoa?
Não. Mesmo que o medicamento tenha feito bem para você, jamais o indique para outra pessoa, pois ele foi formulado para o seu uso pessoal. Também não tome por conta própria ou por indicação de amigos, parentes ou vizinhos. A automedicação pode trazer consequências bastante graves para sua saúde.
  • O que é revestimento entérico?
O revestimento entérico é uma técnica utilizada para impedir que a cápsula dissolva no estômago, fazendo com que os princípios ativos sejam liberados no intestino. Esta técnica é importante porque alguns medicamentos irritam o estômago ou sofrem a ação das enzimas digestivas do suco gástrico, sendo degradados por este.
  • Porque, às vezes, a cor e o tamanho das cápsulas mudam para o mesmo medicamento?
Nem sempre existem cápsulas do mesmo tamanho e da mesma cor disponíveis no mercado. Neste caso podemos colocar o medicamento dentro de cápsulas e cores diferentes, o que não interfere na sua dosagem e no seu efeito.
  • Se a dor estiver forte, posso aumentar a dosagem?
Não. Nunca altere a posologia ou a dosagem do seu medicamento, nem para mais, nem para menos sem a autorização do seu médico.
  • O que fazer quanto tiver alguma dúvida em relação ao medicamento?
Procure primeiro o farmacêutico, ele é profissional habilitado para orientá-lo corretamente. Se o problema for com o medicamento, ele poderá resolver. Caso contrário, o encaminhará para o médico responsável.
  • Posso tomar um medicamento junto com outro?
Se você estiver tomando algum medicamento, avise o seu médico no  ato da consulta ou ao farmacêutico. Se precisar de outra medicação durante o tratamento, avise o seu médico sobre o medicamento que já está tomando. Assim ele poderá avaliar se o uso de vários medicamentos possibilitará alguma interação medicamentosa.
  • Posso tomar o medicamento se estiver grávida ou amamentando?
Informe ao seu  médico se existir a possibilidade de você estar ou ficar grávida durante o tratamento. Ele a orientará sobre o que fazer. Informe também se estiver amamentando.
  • Porque um creme, xampu ou loção manipulado em outra farmácia tinha consistência, cor e cheiro diferente? Houve erro na manipulação?
Não. As bases, cores e cheiros não são padronizados entre as farmácias de manipulação. Cada qual faz o produto de acordo com sua arte. Isto, no entanto, não influi de forma significativa na qualidade do produto, pois os princípios ativos adicionados a estas bases é que determinam a ação do produto.
  • Porque tem cremes que vem com etiquetas para geladeiras e outros cremes não vem?
Dependendo dos componentes do creme, ele pode se alterar com fontes de luz e principalmente fontes de calor, então é orientado guardar na geladeira para que haja maior conservação do produto.
  • A homeopatia quanto maior a potência é mais forte ou mais fraca?
Não se pode fazer essa afirmação. Normalmente as potências mais altas são indicadas para tratamentos preventivos ou para doenças crônicas. As potências mais baixas são usadas em casos agudos, mas só o médico homeopata saberá a melhor potência da homeopatia a ser administrada.


Nenhum comentário »

Deixe um comentário