Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Esqueceu? Como está a sua memória?

bad memory

O cérebro é um grande arquivo de informações. Dentro dele existem 86 bilhões de estruturas responsáveis por captar, transmitir, armazenar e resgatar essas informações: são os neurônios.
Nossa memória e nosso raciocínio dependem deles, por isso é importante protegê-los.

Como funciona o nosso “relógio da memória”:

Quando a pessoa acorda, o relógio biológico alerta para o começo do dia e o corpo libera substâncias que favorecem a atenção e a concentração, como a adrenalina e o cortisol. Por volta das 10h, o cortisol é enviado para o corpo, acelera os processos metabólicos e deixa a pessoa ligada. No final da tarde, diminui gradualmente o cortisol e a adrenalina.

Quatro fases da memória:

1ª – ATENÇÃO: É fundamental para iniciar o processo de memorização. O cérebro tenta se antecipar para adivinhar o que vai acontecer.
2ª – COMPREENSÃO: Compreender a informação é entender a lógica, as conexões das informações. Você tende a memorizar com muito mais facilidade a informação que você entende e não que você decora.
3ª – ARMAZENAMENTO: Internet, livros, jornais e novas ferramentas de comunicação trazem mais informações do que o cérebro consegue armazenar; por esse motivo é necessário “filtrar”o que realmente precisa ser armazenado.
4ª- RECUPERAÇÃO: Recuperar significa localizar e resgatar a informação guardada e mantida no cérebro. O “branco” na prova é um problema de recuperação da informação. Associações como cor, cheiro e som dão pista à informação que precisamos armazenar e recuperar quando necessário.

Alimentos que fornecem energia para o cérebro:

Entre os alimentos para melhorar a memória estão: os peixes, as frutas secas e sementes porque têm o ômega 3, que é o principal componente das células do cérebro, que facilita a comunicação entre elas e melhora a memória; as frutas, especialmente as cítricas e legumes ricos em antioxidantes, que protegem as células evitando o esquecimento e facilitando a memorização.

Doenças que afetam a memória:

Diabetes e colesterol alto (pois aumenta o depósito de gordura nos vasos sanguíneos do cérebro); Hipertensão (pois causa um estreitamento dos vasos sanguíneos); Drogas ilícitas e álcool (causam fragilidade nos vasos sanguíneos do cérebro).

Outros fatores que afetam a memória:

Estresse, Tabagismo, Falta de sono, Medicamentos (principalmente os antidepressivos e ansiolíticos, os anti-hipertensivos e alguns relaxantes musculares), e a Falta de Prática do Uso da Memória.

Dicas para treinar a memória:

– Use a memória
Um bom exercício para a memória é abrir mão sempre que possível de facilitadores como agenda de celular, sites de pesquisa, lembretes “post-it”; Tente lembrar de nomes e telefones ou eventos usando a ferramenta mais preciosa de todas: o cérebro!

– Repita para si mesmo o que precisa lembrar:
Para lembrar de onde você deixou algum objeto, repita para si mesmo na hora de deixá-lo, onde você está deixando, o que garante que a sua atenção vai estar voltada para aquela informação na hora que ela acontecer.

– Leia!
A leitura é um exercício extraordinário, um dos melhores para a memória. O bom da leitura é que ela facilita a formação de memórias novas e também a evocação de memórias que você já tem. Quando você lê, você tem contato com milhares de palavras, imagens, histórias, etc. e o cérebro então trabalha mais e treina a memória.

E então? Vamos estimular nossa memória?



Nenhum comentário »

Deixe um comentário