Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Mel e suas propriedades

two jars of honey, honeycombs and wooden drizzler isolated on white

Produzido pelas abelhas, o mel é um fluido doce e viscoso produzido a partir do néctar das plantas. Ele é estocado nas favas, onde fica disponível para que as abelhas operárias se sirvam dele.
A consistência do mel é fruto do processo de desidratação do néctar iniciado na sua transferência de boca em boca entre as abelhas, que “mastigam” esse néctar e lhe acrescentam enzimas da saliva, e finalmente ele é depositado nas favas.
Altamente nutritivo, o mel é fonte de proteínas, vitaminas e minerais indispensáveis à saúde. Deve ser consumido de uma a duas colheres de sopa ao dia.

Confira os principais nutrientes do mel por porção de 21g (equivalente a uma colher do alimento):
• Gorduras: 0g
• Calorias: 64 kcal
• Carboidratos: 17,3 g
• Proteínas: 0,1 g
• Vitaminas: C e do complexo B (niacina, riboflavina, ácido pantotênico, ácido fólico, B6)
• Minerais: ferro, magnésio, potássio, zinco, cálcio, manganês e selênio.

Os efeitos anti-inflamatórios do mel fizeram do alimento um remédio natural auxiliando em diversas doenças respiratórias. Pesquisadores ainda estão tentando compreender melhor essa propriedade do mel, mas uma das teorias mais aceitas é que o alimento atua como uma vacina natural. Isso porque o mel apresenta uma pequena quantidade de pólen, e este por sua vez, causa uma produção de anticorpos pelo nosso sistema imunológico.
Com o passar do tempo, o corpo vai ficando cada vez mais acostumado ao pólen e uma quantidade menor de histamina (neurotransmissor químico produzido como resposta a uma inflamação) passa a ser liberada, resultando em menos “sinais” de alergia.

Benefícios do mel:
• Ajuda a tratar doenças respiratórias (asma, gripes, bronquites e outras);
• Previne o envelhecimento precoce da pele, pois possui propriedade antioxidante;
• Tem função cicatrizante e protetora na pele;
• Reforça o sistema imunológico;
• Protege o fígado, promovendo a regeneração de suas células;
• Auxilia no tratamento de doenças do coração;
• Auxilia em problemas de circulação e dos músculos;
• Tem ação antibacteriana e anti-inflamatória;
• Ajuda a desintoxicar, e é um excelente antisséptico e antibiótico;
• Facilita a digestão dos alimentos, regula o intestino.
ATENÇÃO: O mel é contra-indicado para bebês menores de 1 ano e deve ser consumido com cuidado por diabéticos, seguindo orientação médica e nutricional.

PRÓPOLIS

A palavra própolis, de origem grega, significa “antes da cidade”, em referência a sua posição estratégica, revestindo a entrada da colmeia.
A Própolis é um material que as abelhas produzem usando a própria cera e resinas de diferentes plantas. Por isso, ela muda de características e propriedades terapêuticas baseadas nos diferentes ingredientes obtidos na vegetação próxima às colmeias. Essa diferenciação aparece evidente na coloração da própolis que podem ser: marrons amarelados, avermelhados e verde-escuros.

Na rotina agitada de uma colmeia, a saúde é uma das prioridades. Por isso, as abelhas gastam boa parte da sua energia coletando resinas na vegetação para produzir um poderoso remédio, a própolis. As operárias vedam todas as frestas com esse preparado, isolando o ambiente interno da colmeia, a fim de manter a temperatura ideal, impedir a entrada de vento e chuva e blindar a área contra bactérias, vírus e fungos capazes de colocar em risco a vida das abelhas.

Potencial terapêutico da própolis:

A própolis é reconhecida por ter uma grande variedade de atividades biológicas e farmacológicas como: antibactericida, antiviral e antifúngica; aumentar a energia; adiar a senilidade; combater a constipação intestinal; eliminar as toxinas do organismo; combater o mau hálito; melhorar a circulação dos vasos capilares; melhorar a digestão.
Encontra-se a própolis em diversas formas de apresentação: extratos alcoólicos, extratos aquosos e extrato seco.
Própolis verde:
Tem essa cor pois é produzido a partir das resinas retiradas pelas abelhas do alecrim do mato. Se diferencia das demais própolis, por apresentar alguns compostos químicos que potencializam a atividade antimicrobiana e antiviral da própolis.

As doses recomendadas de própolis são variadas, pois dependerão do tipo de extrato e da idade do paciente.

Não dispense a orientação do seu médico, nutricionista ou farmacêutico.

Fonte:
Marilda C. Costa
Farmacêutica TeraVida



Nenhum comentário »

Deixe um comentário