Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Micoses

DERMATOLOGY, SYMPTOMATOLOGY, WOM

O Brasil é um país tropical e, por isso, possui como característica um verão quente e chuvoso, ou seja, condições ideais para proliferação dos fungos que causam a micose. Além disso, há maior procura por praias e piscinas, locais que favorecem a maior contaminação pelo fungo.

A micose superficial ou DERMATOFITOSE, pode atingir a pele, as unhas e o couro cabeludo.

Coceira, ardência, pequenas bolhas de água, vermelhidão, fissuras e descamação na pele, manchas brancas ou escuras são os principais sinalizadores da presença das micoses.

As micoses frequentes que aparecem principalmente no verão são:

- Ptiríase versicolor – é um tipo de micose que provoca manchas brancas (ou tons diferentes como marrom, rosa ou vermelho) pelo corpo, principalmente no pescoço, ombros, costas, peito e também no couro cabeludo. A pessoa só percebe as manchas quando se expõe ao sol, pois as áreas atingidas pela doença não bronzeiam devido aos fungos.

- Tinea corporis – também conhecida como impinge – Aparece como uma erupção em forma circular, com bordas ligeiramente elevadas e vermelhas. Causa muita coceira e o coçar-se pode espalhar o fungo para outras partes do corpo. Quando acontece no couro cabeludo pode ocasionar áreas de perda de cabelos como se estivesse sido cortados rentes ao couro.

- Tinea pedis – frieira ou pé de atleta, é a micose mais conhecida do mundo. Ela se aloja nos pés , entre os dedos, nas laterais, na sola e até mesmo nas unhas, e é caracterizada por bolhas ou rachaduras. A infecção é causada principalmente por fungos. Apesar de ter o nome pé de atleta, qualquer pessoa pode ter o problema.

- Onicomicoses- são as micoses de unha. É uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas. As dos pés são as mais afetadas por enfrentarem ambientes úmidos e quentes com maior frequência que as das mãos. Esse ambiente é considerado ideal para o crescimento dos fungos.
A onicomicose ocorre na maioria das vezes, provocando o deslocamento da borda livre das unhas. Nela a unha se descola, geralmente iniciando o processo pelos cantos. O espaço fica oco, acumulando restos de queratina e bactérias além dos fungos. O aspecto é amarelado ou esbranquiçado .
Pode acontecer também um espessamento nas unhas, que podem ficar bem escurecidas e doloridas.

Cuidados com o corpo:

- Opte por usar roupas mais largas e evite peças com tecido sintético;
- Não use toalhas ou roupas emprestadas;
- Procure não ficar muito tempo com a roupa de banho molhada;
- Ao sair do banho seque muito bem todo o corpo. Certifique-se de que os dedos dos pés, virilhas, axilas e outras dobras da pele estejam bem secos;
- Observe a pele e o pelo de seu animal de estimação, pois eles podem transmitir alguns fungos.

Cuidados com as Unhas:

- As unhas merecem um cuidado especial, pois as micoses de unhas se espalham facilmente, e então é fundamental apostar em higiene e tratamentos adequados.
- Ao fazer as unhas certifique-se de que o material esteja esterilizado, pois lixas e alicates podem proliferar o fungo; de preferência tenha o seu próprio material;
- Cuidado com a remoção da cutícula – machucados nas unhas deixam a região mais suscetível a micoses;
- Não use toalhas ou luvas emprestadas;
- Evite contato prolongado com água e sabão ;
- Não mexa na terra sem usar luvas;
- Evite que o vão entre os dedos permaneçam úmidos.

Cuidados com os pés:

- Evite o uso de meias de lã ou sintética. Opte por meias leves de algodão e troque-as diariamente;
- Escolha sapatos que permitam a transpiração dos pés;
- Quando for usar sapatos fechados, exponha-os ao sol após o uso;
- Não ande descalço em pisos úmidos;
- Não caminhe descalço em calçadas e locais públicos . Use sempre sandálias ou chinelos e evite que sejam emprestados;
- Use talco antifúngico diariamente.

Tratamentos:
O tratamento para as micoses devem ser analisados de acordo com cada tipo e grau, e devem incluir pomadas e cremes tópicos. Em casos mais graves, antifúngicos orais.

Siga sempre a orientação do médico ou do farmacêutico.

Fonte:
Marilda C. Costa
Farmacêutica TeraVida



Nenhum comentário »

Deixe um comentário