Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Mitos e verdades sobre o câncer

Mitos e verdades sobre o câncer

Mitos e verdades

Pergunta: Pessoas na minha família tiveram câncer, portanto também terei já que o câncer é hereditário?
Mito – De forma geral, o câncer não é hereditário. Há apenas alguns raros casos que são herdados, como o retinoblastoma, um tipo de câncer nos olhos que ocorre em crianças. Entretanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação de carcinógenos, que são os agentes que provocam o desenvolvimento de um câncer ou tumor maligno no organismo, o que explica porquê algumas dessas pessoas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno.

Pergunta: Câncer de pele é mais comum em pessoas com idade acima de 40 anos.
Verdade – Os efeitos nocivos do sol são cumulativos, por isso é comum que o câncer de pele apareça após os 40 anos de idade.

Pergunta: Anemia transforma-se em leucemia?
Mito – A leucemia causa anemia, devido à diminuição na produção de células sanguíneas. Quase todas as crianças que têm leucemia apresentam anemia. Mas, nem todas as que têm anemia vão desenvolver leucemia. A anemia tem diversas causas, como desnutrição ou excesso de menstruação.

Pergunta: Alimentos cozidos em forno de micro-ondas provocam câncer?
Mito – As micro-ondas não tornam o alimento radioativo, nem apresentam risco de exposição às radiações desde que usadas de acordo com as instruções do fabricante. A exposição a altas doses de micro-ondas pode provocar queimaduras ou catarata nos olhos, mas a pequena quantidade que pode vazar de um forno caseiro não deve causar problemas.

Pergunta: Desodorante antiperspirante causa câncer de mama?
Mito – Esse é um boato que circula na Internet, mas nada tem de verdadeiro. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer relação entre o uso de desodorantes e câncer de mama. O que pode acontecer é a obstrução de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

Pergunta: Amamentar protege o peito do câncer de mama?
Verdade – Quando o bebê mama, as células mamárias produzem leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença.

Fonte: /oncoguia.com.br



Nenhum comentário »

Deixe um comentário