Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

O que são os lactobacilos vivos?

O que são lactobacilos-

Quando se fala em bactérias, logo pensamos em algo ruim, mas não é o caso dos lactobacilos.

Cada milímetro quadrado de um intestino saudável deve ter cerca de 10 bilhões de microorganismos vivendo nele para funcionar corretamente. Isso é o que chamamos de flora intestinal, e quando passamos por alguma enfermidade, ou fazemos uso de antibióticos, esse número de microorganismos são reduzidos, onde acaba dificultando a digestão, e torna o aparelho digestível mais vulnerável ao ataque de outras bactérias. É neste momento que entram os tais dos lactobacilos, para ajudar a combater essa carência da flora intestinal.

Uma vez no instestino, os lactobacilos se reproduzem com grande rapidez, e ainda criam um ambiente propício para que outras bactérias benignas possam se estabelecer ali.

Os probióticos (lactobacilos) são microrganismos vivos que, ao serem ingeridos, beneficiam o organismo porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal. O termo probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”, sendo o antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida”.

Benefícios dos lactobacilos

  • Restabelecem o equilíbrio da microbiota do intestino;
  • Melhoram a constipação (“prisão de ventre”);
  • Melhoram a digestão, por ajudarem na produção de enzimas proteolíticas e lipolíticas;
  • Recuperam a integridade da parede do intestino, no caso de doenças inflamatórias intestinais;
  • Reduzem surtos diarreicos por combaterem os patógenos;
  • Aumentam a imunidade;

Onde encontrar?

Os lactobacilos podem ser encontrados no leite que acabou de sair da vaca, mas não estão presentes no leite pasteurizado que encontramos à venda. Os produtos comercializados que contêm lactobacilos vivos são o iogurte e os chamados probióticos: alimentos especialmente destinados a ajudar nosso sistema digestivo pela introdução de microorganismos. A vantagem dos probióticos é que eles usam organismos geneticamente selecionados, que comprovadamente chegam vivos ao intestino em quase 100%, enquanto os lactobacilos do iogurte sobrevivem em escala bem menor.

Não dispense a orientação de um profissional.

 



Nenhum comentário »

Deixe um comentário