Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Olheiras

Woman Using Concealer

A olheira é o aspecto criado pela concentração anormal de vasos sanguíneos ou melanina sob a pálpebra inferior, o que resulta num tom escurecido abaixo da região ocular. Pode aparecer com bolsas, flacidez, rugas ou sulcos e confere aspecto cansado ao visual.

Podem ser de vários tipos:

  • Olheiras constitucionais ou estrutural: são acastanhadas e aparecem quando o globo ocular fica alojado em um orifício profundo e coberto com uma pele muito fina, que permite transparecer a sombra da cavidade.
  • Olheiras melânicas ou pigmentares: também são acastanhadas, mas caudadas pelo acúmulo de melanina. Geralmente ocorre em pessoas de pele morena.
  • Olheiras sanguíneas: são arroxeadas e causadas pelo acúmulo de hemoglobina (componente do sangue) ou produtos de sua degradação.
  • Olheiras vasculares: são ligeiramente azuladas e causadas pelo excesso de retenção de fluidos, quando a microcirculação da região está prejudicada.

As principais causas do aparecimento de olheiras são:

- Genética: infelizmente se é um problema que já faz parte da família, as olheiras poderão ser amenizadas, mas não por completo. Esse tipo de olheira está mais presente nos descendentes de árabes e indianos.

- Falta de sono: acredita-se que por prejudicar a microcirculação da região dos olhos e ocasionar palidez, a falta de sono pode contribuir para o agravamento das olheiras.

- Falta de hidratação: o ressecamento e a fragilização da pele da região ao redor dos olhos contribuem, e muito para o agravamento das olheiras.

- Exposição ao sol: a exposição solar sem óculos escuros de qualidade e produtos sem fator de proteção nas pálpebras pode acentuar a pigmentação ao redor dos olhos.

- Perda de colágeno: a deficiência de colágeno à medida que a idade vai avançando ou por fatores que prejudiquem a produção do mesmo, entre eles a má alimentação e o cigarro, tendem a deixar a pele ao redor dos olhos mais fina e frágil, o que acentua as olheiras.

- Friccionar ou fazer movimentos bruscos na região dos olhos: por ser uma área extremamente fina e sensível, fazer movimentos agressivos na região, seja ao retirar a maquiagem, aplicar cremes ou simplesmente coçar, pode romper vasinhos e causar acúmulo de hemoglobina na região, ocasionando olheiras.

- Alergias, anemia, problemas respiratórios, carência de vitaminas: esses fatores alteram a circulação, provocando as olheiras. A falta principalmente das vitaminas K, C e complexo B acarreta uma palidez na pele e consequentemente o aparecimento de olheiras.

- TPM, alterações hormonais: os hormônios podem desequilibrar a produção de melanina, escurecendo a região dos olhos. Na TPM, além dessa questão, alterações na circulação, estresse e retenção de líquidos podem piorar o problema.

- Medicamentos: dentre outras implicações, medicações que causam dilatação dos vasos sanguíneos podem fazer com que a área sob os olhos escureça.

Antes de qualquer tratamento, o ideal é manter o sono em dia e hidratar diariamente a região dos olhos.

Tratamentos

- Cremes específicos para área dos olhos: podem ser manipulados com despigmentantes, vitaminas C e E que têm ação antioxidante e descongestionante, bioflavonóides que diminuem a dilatação dos vasos, ativos hidratantes e firmadores, etc.

- Máscara de argila.

- Clareamento com peeling.

- Preenchimento com ácido hialurônico.

- Procedimentos com luz pulsada, laser e até cirurgias podem ser indicados nas olheiras mais evidentes.

Para um tratamento efetivo, procure um dermatologista e não dispense a orientação do farmacêutico.

 

 



Nenhum comentário »

Deixe um comentário