Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Outubro Rosa – Depoimento Sônia e Fátima

Depoimento Sônia e Fátima

Dividindo Experiências…

Nosso objetivo é contar nossa jornada e as nossas transformações a partir do diagnóstico de câncer de mama.

Ao falar em transformações, temos que refletir que estas são impulsionadas pelos desafios que aparecem em nossas vidas e que nos forçam a sair da nossa zona de conforto.

 “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual”. Albert Einstein

Então como ponto de partida, é essencial eliminar as palavras difícil e dificuldades e substituí-las por desafiador e desafios. O que é difícil nos leva para baixo, já o que é desafiador nos impulsiona a alcançar nossos objetivos e promover grandes mudanças.

Com essa reflexão, aqui vai um pouquinho de nossa história, de como começou nosso grande desafio:

 Sonia:

Meu diagnóstico ocorreu em fevereiro de 2002, três meses após uma mamografia que não apresentava indícios de tumor. Com um toque (isso importa) percebi uma massa disforme que foi diagnosticado como câncer de mama num grau elevado, não me lembro a classificação (isso não importa). Fiz uma mastectomia radical do lado esquerdo com reconstrução com uso de retalho do abdômen, seguida de quimioterapia.Em 2009, tive uma pequena recidiva, tratada com cirurgia e radioterapia. Porém, o quadro agravou com o tempo, pois tive metástase.

O tratamento de quimioterapia ocorre até hoje devido à algumas agravações no quadro.

Fátima:

Meu diagnóstico ocorreu em agosto de 2013.  Após meu autoexame (isso importa), imediatamente procurei um mastologista que com os devidos exames foi constatado se tratar de um câncer na mama direita. Fiz a cirurgia de um quadrante, seguido de quimioterapia e radioterapia.

Tive algumas recidivas ao longo dos anos, e todas foram devidamente tratadas.

Em agosto de 2020, uma nova recidiva, agora na mama esquerda. Estou em fase de exames para definir o tratamento.

É muito importante ressaltar que todos os diagnósticos (primários e recidivas) foram primeiramente detectados por autoexames (isso realmente importa).

 Nossa Jornada

Vale a pena contar um pouco de nosso encontro como irmãs do coração e atualmente companheiras de luta.

Tudo começou há 22 anos. Foi amizade instantânea que se iniciou no trabalho. Depois descobrimos que tínhamos uma diferença de idade de somente de 3 dias, éramos praticamente gêmeas. Somos tão diferentes fisicamente e ao mesmo tempo tão iguais. Hoje, pelas semelhanças de nossa jornada, descobrimos que somos gêmeas siamesas.

Vamos falar de nossas semelhanças. Muito além da semelhança de diagnósticos e suas complexidades, a maior semelhança é a nossa alegria de viver e aproveitar cada momento que nos é proporcionado (isso realmente importa). Mesmo com todos os desafios que enfrentamos, é o otimismo que mantem essa alegria e nos faz ter uma vida maravilhosamente normal.

O otimismo é a fé em ação e que nos faz enxergar a vida pelos melhores ângulos e deixa com certeza nossa jornada mais leve, sem pesos desnecessários que normalmente são frutos de nossa imaginação.

 

Grandes Desafios, Grandes Transformações

No momento do diagnóstico, pode parecer o fim de tudo, mas na realidade isso pode ser o início de uma nova vida cheio de reflexões e transformações. É inevitável que nosso corpo sofra transformações, entre elas, para nós mulheres, a temida queda de cabelos que no primeiro momento é desesperador, mas com o passar do tempo percebemos que isso é uma situação transitória e não é tão importante assim.

O importante é buscar o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito:

Do corpo: além do tratamento, é importante uma alimentação saudável e encontrar atividades físicas adequadas a si próprias com orientação médica.

Da mente: procure encontrar atividades que te faça feliz. Saia da rotina, não imponha limites, use a imaginação, sonhe e faça planos, se permita experimentar coisas novas, se mantenha motivada.

Do espírito: acima de tudo, tenha fé, não importa a religião ou a sua crença. Acredite que tudo tem um propósito, tudo está certo e que tudo na vida é um grande aprendizado.

É esse equilíbrio que nos sintoniza às pessoas, coisas e lugares com energia positiva. Amor atrai amor, alegria atrai alegria, tudo isso nos fortalece.

A família e amigos são fundamentais nesta jornada, constitui nosso alicerce, nosso porto seguro.

São essas pessoas que nos querem bem, que forma uma rede de apoio que nos ajudará a manter a nossa energia positiva.

Não devemos ter medo de expor nossos sentimentos. Um dia, podemos não estar tão bem, faz parte do processo. Se permita ser ajudada, se precisar procure um terapeuta.

Nossos profundos e mais sinceros agradecimentos a nossas famílias, nossos amigos que são na família do coração e os profissionais da saúde que nos cuidam com tanto carinho.

Seja feliz!!!

Felicidade não é ausência de problemas e sim um estado de espírito diante da vida.

 



Nenhum comentário »

Deixe um comentário