Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Prisão de ventre

Woman Suffering From Stomach Ache

Você sabe o que é intestino preso e como métodos simples do nosso cotidiano podem melhorar ou até mesmo evitar, para que venha sofrer deste mal?

Também conhecido como prisão de ventre ou constipação intestinal, o intestino preso se caracteriza pela dificuldade em evacuar, evacuação incompleta e fezes endurecidas, em geral causado pela má alimentação. Cerca de 20% da população mundial que sofre com esse transtorno, atingindo principalmente mulheres e idosos.

• O que causa o intestino preso?

O bom funcionamento do intestino está ligado diretamente com o estilo de vida das pessoas. O consumo insuficiente de líquidos e de fibras, alimentações ricas apenas em proteínas ou com muito amido, o sedentarismo, o uso de alguns medicamentos, fatores psicológicos, segurar a vontade de ir ao banheiro e até mesmo o modo como as pessoas sentam no vaso sanitário para evacuar podem contribuir para se ter prisão de ventre.

Um dos fatores preponderantes para que isso ocorra é a falta de ingestão de líquidos, enquanto os alimentos que são consumidos passam pelo sistema digestivo, os nutrientes e a água que estão presentes neles vão sendo progressivamente absorvidos pelo organismo. Aquilo que não é aproveitado pelo corpo forma o bolo fecal, na qual é empurrado para fora através de contrações musculares da parede do intestino. Quando esses movimentos ficam mais debilitados, há um acúmulo de material não digerido no intestino, que pode causar uma reabsorção de água e um endurecimento desses resíduos.

Mulheres e idosos estão mais propensos a ter prisão de ventre. A mulher por possuir hormônios que influenciam no intestino deixando-o preguiçoso já no período menstrual. Gravidez e menopausa também auxiliam na constipação intestinal para as mulheres. Já os idosos é pela falta de atividade física e o consumo de alguns medicamentos.

 Fique atento aos sinais e sintomas:

De fato, não podemos estipular um número exato de dias que uma pessoa pode ficar sem evacuar para determinar se ela tem, ou não, o intestino preso, pois isso é muito pessoal. É possível que haja pessoas que evacuem todos os dias e mesmo assim possuem o transtorno, mas se o número for inferior a 3 vezes semanais é considerado constipação.

Esforço excessivo para evacuar, fezes ressecadas e endurecidas, sensação de evacuação incompleta, dor e inchaço abdominal, gases, indisposição, mau humor e distúrbios digestivos são os principais sintomas da constipação intestinal.

 

Alguns medicamentos fitoterápicos que auxiliam:

•Cascara Sagrada: Planta que tem efeito laxante, pode ser usada na forma de chá ou em cápsulas com o extrato seco.

•Psyllium: É uma fibra natural. Ela tem alta capaxidade de absorção de água, por esse motivo forma uma pasta, que aumenta o bolo fecal.

•Sene: Tem boa ação nos casos de constipação intestinal. Pode ser utilizada na forma de chá ou cápsulas.
•Fibregum: É uma fibra prebiótica que atua no funcionamento mecânico do instestino e também na sua proteção, pois recupera a flora intestinal.
•Biointestil: Promove a manutenção da saúde digestiva, com atividade anti-inflamatória.

Não dispense a orientação do médico ou farmacêutico.



Nenhum comentário »

Deixe um comentário