Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Qual tipo de sal é mais saudável?

sal

Hoje em dia encontramos muita variedade dos alimentos nos mercados, e uma delas é o sal. Recentemente publicamos uma matéria falando sobre o sal rosa do Himalaia, e hoje vamos falar sobre os tipos e as diferenças de um para o outro.

  • Sal refinado

Uma mistura de 60% de cloreto e 40% de sódio, o sal refinado é o mais comum e o mais fácil de ser encontrado e é também um dos piores para a saúde. Por ser refinado, ele passa por processos químicos para ficar mais branco e perde suas propriedades boas durante esse processo.

1 g de sal refinado = 400 mg de sódio

  • Sal marinho

Praticamente igual ao sal refinado. A principal diferença entre os dois é o formato dos grãos. O primeiro é refinado, logo muito mais fino, já o marinho, passa por um processo de refinamento mais rústico, resultando em grãos irregulares. Essa particularidade torna o marinho muito mais ‘salgado’ fazendo com que você utilize menos quantidade nas refeições, diminuindo portanto, o consumo de sódio por dia.

1 g de sal marinho = 420 mg de sódio

  • Sal light

Uma boa alternativa se você precisa controlar a hipertensão. O sal light possui um menor tempo de retenção no organismo e um sabor mais suave. Mas deve ser usado com tanta parcimônia quanto os outros sais. Não é por ser light que dá pra abusar, sal é sal.

1 g de sal light = 197 mg de sódio

  • Sal grosso

Tradicionalmente usado para temperar carnes, o sal grosso evita o ressecamento dos alimentos justamente por não ter passado pelo processo de refinamento. De qualquer forma, use com moderação

1 g de sal grosso = 400 mg de sódio

  • Sal negro

Procedente da Índia, o sal negro é composto por enxofre, portanto apresenta um forte sabor sulfuroso. Apesar de ser chamado de negro, apresenta cor cinza rosada, evidenciando sua origem vulcânica. Ótimo para temperar carnes e para finalizar pratos.

1 g de sal negro = 380 mg de sódio

  • Sal rosa do Himalaia

Encontrado aos pés do Himalaia, região que há milhões de anos foi banhada pelo mar, o sal rosa é considerado o mais antigo e puro do sais marinhos. De cor rosada e sabor suave, pode ser usado em qualquer tipo de receita e ainda dá um tom rosadinho nos pratos.

1 g de sal rosa do Himalaia = 230 mg de sódio

  • Sal do Havaí

Mais uma variedade de sal não refinado. Devido a presença de uma argila havaiana chamada Alaea, o sal do Havaí tem coloração avermelhadaDe sabor suave, pode ser acrescentado a várias receitas, como saladas, massas, grelhados e aves.

1 g de sal havaiano = 390 mg de sódio

 

O mais saudável para o consumo é o sal rosa do Himalaia, devido ao seu baixo teor de sódio.

 

 



Nenhum comentário »

Deixe um comentário