Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Síndrome do pânico

Sad woman with depression

A Síndrome do Pânico é um transtorno caracterizado por crises de pânico que causam palpitações, sudorese, sensação de desespero, entre outros sintomas.
É tão debilitante, que quem sofre de pânico pode acreditar que está sofrendo com algo muito pior do que um simples transtorno de ansiedade. Muitas vezes o ataque de pânico é tão forte que a pessoa pensa que vai morrer.

De fato a síndrome imita vários problemas sérios incluindo: ataques cardíacos, tumores cerebrais, esclerose múltipla, etc.

Causas:

É muito difícil falar de uma causa em especial. Existem estudos que apontam para alguns fatores ou traços de personalidade que podem estar ligados diretamente ao aparecimento da síndrome do pânico. Podemos citar algumas características:

- Tendência a preocupação excessiva;
- Necessidade de estar no controle da situação;
- Expectativas muito altas;
- Dificuldade em aceitar mudanças de opinião;
- Repressão de sentimentos pessoais negativos;
- Negação de que haja algo de errado;
- Ocupação constante, sem épocas para descanso;
- Admissão de grandes responsabilidades;
- Alto grau de exigência pessoal;
- Má aceitação de erros ou imprevistos.

Sintomas:

O ataque tem um início súbito e aumenta rapidamente, atingindo um pico em geral em 10 minutos e é acompanhado por um sentimento de perigo ou catástrofe iminente. A característica essencial de um ataque de pânico é um período distinto de intenso medo ou desconforto acompanhado por pelo menos 6 dos 13 sintomas citados abaixo:

1- Palpitações;
2-Sudorese;
3-Tremores;
4-Sensação de falta de ar ou sufocamento;
5-Dor ou desconforto no tórax;
6-Náusea ou desconforto abdominal;
7-Tontura ou vertigem;
8-Sensação de estar fora do corpo;
9-Medo de perder o controle ou de enlouquecer;
10-Medo de morrer;
11-Formigamentos;
12- Calafrios ou ondas de calor;
13- Agorafobia (medo de situações ou lugares onde possam acontecer algo embaraçoso, perigoso ou que provoque impotência de ação).

Tratamento:

A síndrome do pânico requer tratamento adequado e sempre promovido por um profissional capacitado. Os ataques são avassaladores e podem comprometer a rotina e a qualidade de vida de quem sofre desse mal. Um dos melhores tratamentos para o transtorno do pânico é a psicoterapia; em alguns casos ela pode ser complementada com o uso de medicamentos.
Tratamentos alternativos costumam ser ótimos auxiliares para a diminuição dos sintomas da síndrome do pânico, como uso de fitoterápicos, florais, acupuntura, yoga e outras técnicas de relaxamento.

Confira abaixo algumas plantas que podem auxiliar e que têm o aval da ciência:

• Melissa- Melissa officinalis- Também conhecida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalmam levemente. Usada em chás e cápsulas.

• Camomila – Matricaria recutita – Efeito levemente calmante. Suas folhas e flores são empregadas em infusões. Usada em chás e cápsulas.

• Erva-de-São João- Hypericum perforatum – É a mais eficiente para combater a depressão. Usada na produção de medicamentos em cápsulas.

• Passiflora – Passiflora incarnata – Essa espécie de maracujá ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão. Além de chás, seu princípio ativo entra na composição de alguns medicamentos.

• Valeriana – Valeriana officinalis- Suas propriedades são extraídas da raiz. Melhora o sono e a ansiedade. É usada na produção de fitoterápicos em cápsulas, em chás e infusões, apesar do gosto amaro.

• Kawa-kawa – Piper methysticun -Ajuda na ansiedade e na depressão leve. Utilizada em cápsulas.

Não dispense a orientação de um médico ou farmacêutico.

Fonte:
Marilda C. Costa
Farmacêutica TeraVida



Nenhum comentário »

Deixe um comentário