Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Você sabe escolher seu filtro solar?

Uso-diário-de-protetor-solar-retarda-o-envelhecimento-da-pele-Norteando-Você cópia cópia

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele não melanoma (não maligno), causado pelo sol, é o mais incidente no Brasil dentre todos os outros tipos desta doença, com cerca de 134.000 novos casos em 2012 e 2013. Também de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registrou em 2013, aproximadamente 6.230 novos casos de melanoma (maligno), o mais letal e agressivo dos tumores cutâneos, sendo 3.170 em homens e 3.060 em mulheres.
Esses dados justificam, uma maior atenção das autoridades para a questão da fotoproteção, uma vez que o câncer de pele já se tornou um problema de saúde pública no país.

O que é Raio UVA (Ultravioleta A)?

A radiação UVA está presente na natureza em níveis muito maiores e mais expressivos que a radiação UVB e, é uma das mais perigosas. Diferente da UVB, a radiação UVA atravessa vidros e janelas e penetra profundamente na pele, chegando até a derme, camada mais profunda da pele e onde se localizam as fibras de colágeno e elastina, gerando uma quantidade altíssima de radicais livres.
Esses radicais livres gerados causam aumento da degradação das fibras de colágeno e elastina, sendo o principal responsável pelo fotoenvelhecimento, incluindo rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas.
Ao contrário do que se acredita, a radiação UVA está presente o ano todo, inclusive no inverno, em todos os horários do dia (entre 09:00 e 17:00hs).

O que é Raio UVB (Ultravioleta B)?

A radiação UVB é mais energética e, embora não atravesse vidros e nem janelas, exerce seu poder destrutivo por impacto direto sobre a pele – como no caso de queimaduras solares. Sendo assim, apesar de não penetrar profundamente, a radiação UVB também pode causar lesão ao DNA.
Estão mais propensos a esta exposição, aquela parte da população que possui atividade prevalente mente ao ar livre. Sua incidência é maior no verão do que no inverno, e também nos horários entre 11:00 e 14:00hs.

Sendo assim, ao comprar um filtro solar você deverá levar em consideração a porcentagem da proteção de UVA e UVB. Hoje 71% da população ignora essa informação, ou acreditam que a proteção UVB é a mais importante.

Qual fator de proteção devo utilizar?

Segundo a pesquisa, os FPS preferidos pelos brasileiros são o FPS 30 e o FPS 50. Um fotoprotetor com FPS 30, que já é considerada uma alta proteção, absorve mais de 96% da radiação UVB, e um FPS 50 absorve cerca de 98%. Desta forma, não existe razão lógica para uso de produtos com FPS maiores ou os chamados “altíssima proteção”.

Lembrete: PPD é a sigla que indica o quanto um determinado produto protege contra a radiação UVA, e FPS indica a proteção da radiação UVB.

E agora, qual conceito você terá ao escolher seu filtro solar?

Fonte: Revista Consulfarma Edição 20 / Ano 2016



Nenhum comentário »

Deixe um comentário