Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Validade de medicamentos

Medicamentos

Entendendo o Prazo de Validade:

O prazo de validade deve ser indicado nas embalagens primárias e secundárias.

A embalagem primária é aquela que está em contato direto com o medicamento o tempo todo, e a embalagem secundária é a caixinha ou outro invólucro.

Ao abrir a embalagem PRIMÁRIA  do medicamento para uso, ele passa a ter na realidade, outro prazo de validade, pois as condições de exposição, conservação e manuseio, podem envolver fatores de risco, como contaminação. Então, ANOTE SEMPRE A DATA EM QUE VOCÊ ABRIU O MEDICAMENTO. Isso irá facilitar muito o seu controle.

Os medicamentos após abertos, passam a ter validade de horas, dias, meses, dependendo do tipo de formulação . Leia sempre a recomendação do fabricante ou siga essas regras:

- Medicamentos sólidos: Por segurança o prazo não deve exceder seis meses após aberto, se ele tiver uma validade extensa.

- Medicamentos líquidos: Perdem até 75% do prazo de validade após abertos. Por exemplo, se um medicamento em solução para uso em gotas tem 12 meses de validade indicado na embalagem, depois de aberto o novo prazo de validade será de somente 3 meses.

- No caso de XAROPES: Existe um consenso de limite de uso de até um mês após aberto. Observe sempre se não houve alteração na cor, na consistência, no cheiro. Na dúvida, jogue fora.

- No caso de COLÍRIOS: O cuidado deve ser ainda maior. Seu uso nunca deve exceder 30 dias, para caso de tratamento não infeccioso. Mas para aqueles colírios usados em conjuntivites ou ulcerações, o recomendado é terminar o tratamento e jogar o colírio fora. Não pode guardar de jeito nenhum!

- Medicamentos em PÓS PARA SUSPENSÃO: Devem ser mantidos em geladeira após misturados com a parte líquida, e observar a validade que pode ser de 7 a 14 dias, somente.

- Para as pomadas e cremes: Vale a mesma regra dos 25%.

PARA TODOS OS PRAZOS, QUANDO O FABRICANTE DETERMINAR PERÍODOS MENORES, ESSA ORIENTAÇÃO DEVE SER RESPEITADA.

 



Nenhum comentário »

Deixe um comentário