Acne – Tratamentos e prevenção
Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilos sebáceos. Quando os poros encontram-se obstruídos, acabam impossibilitando a saída da gordura que as glândulas sebáceas produzem para proteger e prevenir que a pele fique seca. Uma vez que a gordura acumulada nos poros não conseguem sair, resultam na formação dos cravos.
Os Acnes são mais frequentes na fase da adolescência, sem deixar de ser comum também na fase adulta, principalmente em mulheres. Seu aparecimento pode ocorrer devido à fatores hormonais, que é o principal responsável pelo aparecimento de alterações das características da pele, inclusive a acne.
– Tratamentos
Os tratamentos variam de acordo com cada pessoa e grau da inflamação. O ideal é sempre procurar a orientação de um médico dermatologista para avaliar o caso e prescrever o melhor tratamento. No qual pode ser com produtos de uso tópico, ou até mesmo de uso interno.
** A Acne deve ser tratada o mais precocemente possível **
– Prevenção
- Higienização da pele com sabonete adequado para pele oleosa ou com acnes;
- A limpeza excessiva é prejudicial à pele como um todo e pode piorar as lesões. O aconselhável é lavar a pele 2x ao dia;
- Evite cosméticos que aumentem a oleosidade;
- Expor-se ao sol de maneira cuidadosa e racional;
- Evite ficar passando a mão constantemente na face para transmitir bactérias e sujeiras;
- NÃO esprema as espinhas, pois pode resultar em marcas e lesões na pele.
Não dispense a orientação de um médico dermatologista ou profissionais da área estética.
Fonte: SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)