BCAA – Dúvidas mais comuns
O BCAA (Branch Chain Amino Acids), traduzido para português, quer dizer Aminoácidos de Cadeia Ramificada.
São aminoácidos essenciais (o organismo não produz e é proveniente da dieta), correspondem em torno de 35%, da quantidade total de aminoácidos presentes nos músculos.
Caso o organismo não tenha nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. Nestas condições suprir o organismo com BCAA sintetizada traz ganhos relevantes.
Benefícios do BCAA:
- Melhores níveis na qualidade nutricional de forma geral: mais disposição e ânimo;
- Otimização do sistema imunológico;
- Absorção rápida: suplementos com BCAA não são degradados no fígado, após consumidos são assimilados pelo intestino e transferidos para os tecidos musculares;
- Evita perdas de músculos: em decorrência da baixa atividade física, dietas para emagrecimento com baixo índice de calorias ou mesmo no aumento da idade;
- Torna menos provável a incidência de Dor Muscular Tardia – DOMS (Delayed Onset Muscle Soreness), agravante na performance de atletas;
- Previne a degradação de proteínas (proteólise) que possam trazer perdas das fibras musculares;
- Funciona como antianabólico e anticatabólico: ambas situações que prejudicam o desempenho para quem busca a hipertrofia;
- Age como redutor de fadiga física e mental: especialmente a Valina que age como aminoácido que ultrapassa a barreira cerebral, competindo com o tripofano.
Perguntas e Respostas sobre BCAA
* Tomar BCAA com outros suplementos aumenta os resultados?
Sim! Especialmente com termogênicos, Glutamina, Creatina e Arginina percebe-se a potencialização de resultados.
* BCAA prejudica os rins?
A segurança deste suplemento é superior em relação a outros, isso porque o próprio organismo humano secreta aminoácidos. Porém, o consumo exagerado deste ou de qualquer suplemento pode ocasionar em sobrecarga renal.
* BCAA engorda?
Não. O BCAA não engorda.
Os BCAAs são aminoácidos responsáveis pela construção muscular e não contém calorias, tão pouco carboidratos em sua composição (elementos que seriam responsáveis pelo ganho calórico).
* BCAA emagrece?
Depende. Ele pode ajudar como agente secundário. O BCAA é apenas um aminoácido. Para perder gordura em geral, deve-se ter em mente que o gasto energético diário deve ser maior que o valor energético consumido ao dia.
* Tomar BCAA define?
Não. Na verdade, nenhum suplemento ou alimento gera definição. O que traz definição muscular é a associação de treino + boa alimentação e suplementação, fazendo com que o percentual de massa magra aumente e caia o percentual de gordura.
* BCAA aumenta somente a massa magra?
O BCAA como qualquer outro aminoácido essencial aumenta sim a síntese proteica que acaba gerando ganho de massa muscular. Porém, o ganho de massa magra é decorrente do treinamento adequado com a dieta em geral.
* É preciso ciclar o BCAA para não trazer efeitos colaterais?
Não. O BCAA, diferente de hormônios exógenos não precisa ser ciclado, pois o corpo metaboliza o aminoácido para formação natural de proteína.
* Qual o melhor horário para tomar o BCAA?
O período ideal para se consumir os BCAA’s é antes e depois dos treinos.
* Qual a dosagem usual para tomar?
Um bom profissional da área pode indicar a necessidade correta desse suplemento. A dosagem individualizada é sempre a melhor indicação para melhores resultados.
* Quem não pode tomar BCAA?
Mulheres grávidas ou que estão tentando engravidar; Crianças; Idosos ou portadores de síndromes; Pacientes que fazem uso de medicamentos para tratar tireoide e portadores de insuficiência renal.
Não dispense a orientação de um médico, nutricionista ou farmacêutico.
*** Não se trata de propaganda e sim da orientação sobre um produto.***