Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Cicatriz e cicatrização

Sem título-1

Você tem alguma cicatriz em seu corpo?

Muito difícil quem diga não a esta pergunta. Seja resultado de uma travessura da infância ou de um processo cirúrgico, dificilmente alguém não possua uma “marquinha” na pele. Isso foi causado por um processo chamado cicatrização.
Ele nada mais é que um processo de reparação de um tecido lesionado por um tecido novo. E a Cicatriz é a alteração tecidual que resulta desse processo.

A aparência da cicatriz vai depender da sua localização, da natureza do trauma e da profundidade da lesão, da idade, do tipo de pele e até da fase hormonal em que a pessoa se encontra. Por exemplo, as cicatrizes na puberdade ou na gravidez, são piores que em outros momentos da vida. Pode haver também uma alteração da sensibilidade local, que pode ser passageira ou permanente.

Algumas cicatrizes não deixam vestígios ou elas são quase inaparentes, e vão diminuindo com o passar do tempo. No entanto, outras são mais salientes, de coloração avermelhada.
Podemos chamar de queloide quando esse tipo se torna ainda mais protuberante.

Todo o processo de cicatrização tem um tempo para acontecer, pois ele é um processo interno, uma reação natural do nosso organismo. Mas vários cuidados podem ser tomados para que haja uma recuperação satisfatória.
Quanto mais precocemente se iniciar o tratamento, melhores serão os resultados.

As cicatrizes que se referem a ferimentos pequenos e superficiais, em geral desaparecem por si mesmas, em maior ou em menor tempo. Algumas cicatrizes serão permanentes, porém seus maus efeitos estéticos ou até funcionais, podem ser amenizados com cremes, massagens, laser ou até mesmo enxertos.

Cuidados com a cicatrização e com as cicatrizes:

– É preciso hidratar a pele com cremes e pomadas hidratantes. Isso diminui o prurido provocado pela cicatrização dos tecidos.
– Se a coceira for muito intensa, somente o médico poderá prescrever anti-histamínicos ou anti-inflamatórios.
– A superfície recém cicatrizada não poderá sofrer arranhaduras, portanto não coce nem arranhe a cicatriz.
– Não se expor ao sol enquanto a cor da cicatriz não tiver adquirido uma tonalidade próxima à pele normal, e SEMPRE deve-se usar filtro solar para fazer a proteção.



Nenhum comentário »

Deixe um comentário