Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

O que fazer quando se está grávida?

Barriga-de-gr-avida-com-sapatinhos-de-beb-u

Conheça práticas e fazeres que contribuem para educar seu bebê dentro do útero e lhe ajudem a se encontrar mais consigo mesma.

Você sabia que é uma educadora de vida enquanto gesta e que tem a responsabilidade de transmitir mensagens do futuro para seu bebê através do seu presente? Então, o que você considera importante fazer no seu tempo de educadora? Como usar o tempo disponível para educar o outro a partir do ser que você é? Qual a mensagem de vida você passa ao seu filho se não transmutar sua raiva ou sua dor depois de uma briga, um conflito ou uma preocupação financeira?
Você atua como educadora do seu filho na hora do estresse do trabalho, dos conflitos ou desafios com o pai do bebê, familiares, amigos e desconhecidos.
Quem educa o ser não deixa de educar “nunca”. Mas, fique calma! A responsabilidade com a vida é grande. Por isso, a importância de você criar uma prática para compor esse tempo do “nunca”.

Uma prática diária

SORRIA! A alegria é uma das práticas diárias a ser cultivada neste tempo do “nunca”. Se isso for um desafio para você, acolha-o. Não force nada. A alegria é um encontro e ela é possível mesmo diante de fatos difíceis ou situações complicadas. Lembre-se, realizar seu encontro com a alegria é um exercício, que pode começar agora. Repito: é uma prática.
Uma dica para quem não encontra a alegria ou se depara muito com sentimentos fortes como a raiva ou o ódio é não se julgar. Seja suave consigo!
Escute suas dores com carinho, mas tente escapar dos julgamentos, das condenações e dos medos.
É muito difícil priorizar a sua verdade na educação pré-natal. Nada deve ser imposto, seguido ou pesado demais. Todos os encontros são bem-vindos, inclusive com o mal, desde que sejam verdadeiros e tenham a alegria como meta somada à gratidão e outros sentimentos nobres que possam nos levar até ao amor.

O que é importante para você?

Reflita! O tempo do nunca que a gestação nos apresenta abre várias portas dentro de nós.
Não tenha medo de entrar em cada uma delas e abraçar aquilo que lhe importa. Vale lembrá-la: estamos em busca de práticas vivas. Vida é movimento, ação, crescimento, evolução.
Nada estático, pronto ou feito.
Faça escolhas que transformem sua vida e que transmitam mensagens vivas para seu filho na barriga quando estiver dedicando tempo à gestação. Isso influencia e contribui para a qualidade do seu tempo do nunca. Vale repetir: quem educa com o ser não deixa de educar “nunca”.
Portanto concentre-se nas boas escolhas quando toda sua atenção estiver voltada para a gestação.
Responda-me: se você tem apenas o período da noite para pensar sobre “as coisas para o bebê”, o que considera mais importante: escolher as lojas do berço ou os parques da cidade que vai visitar no fim de semana? Você se alimenta mais de informações negativas ou positivas? Qual é sua diversão diária? Você utiliza técnicas de relaxamento para compensar os estresses diários?
No seu tempo, qual é o tempo que você gasta com a gestação?

Conte uma estória verdadeira!

Uma boa maneira para refletir sobre os fazeres no tempo da educadora é resgatar as histórias que nos contaram quando éramos crianças. Se não teve essa experiência, chegou a hora de conhecer nossos contos de fadas e nossas tradições orais. Chegou a hora de imaginar: criar imagens em ação.
Thomas Verny, o psiquiatra canadense que trouxe à tona a inteligência do bebê no útero na década de 80 através do livro “A vida Secreta da Criança Antes de Nascer” destaca que são os sentimentos, os pensamentos e os desejos da gestante, que vão se transformar em mensagens ao bebê e essa “conversa” influencia a personalidade do seu filho. Ou seja, o ser da mãe vai transmitir uma emoção às células do seu filho, que irá contribuir na formação da sua personalidade.
O que acontecerá quando as grávidas se imbuírem da arte da contação para contar aos seus filhos as histórias do tempo em que elas cresciam dentro do útero? Se você aceitar o convite de abrir a porta da imaginação e se desligar do tempo e do espaço com o qual está habituada, tem ideia de qual história sua encontrará? EXPERIMENTE, afinal, só vira contador quem conta.

Aqui estão algumas práticas que contribuem para educar seu bebê dentro do útero. INSPIRE-SE
!!!

Texto da revista Clarear por Celia Santos



Nenhum comentário »

Deixe um comentário