Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Rinite x Sinusite

rinite

Você sabe a diferença entre rinite e sinusite?

Essa pergunta causa dúvidas até mesmo em pessoas que sofrem com um ou com os dois tipos diferentes de inflamação.
“Embora haja confusão, a rinite e a sinusite são enfermidades bem diferentes, sendo que ainda existem tipos diferentes de rinites e de sinusites”, enfatiza o Dr. Rubens de Brito Neto, otorrinolaringologista no Hospital Sírio-Libanês.

A confusão entre a rinite e a sinusite, no entanto, não se dá apenas pela proximidade do nome ou por ter algumas causas em comum. Existem pontos comuns a essas duas inflamações. Ambas, por exemplo, causam obstrução e secreção nasal (coriza); e a rinite, muitas vezes, desencadeia uma sinusite.

- A rinite é a inflamação nas mucosas do nariz, causada por infecções virais, como gripes, ou por processos alérgicos. Geralmente, quando as pessoas falam em rinite estão se referindo a queixas recorrentes causadas pela rinite alérgica, com crises comumente provocadas pelo contato com partículas estranhas ao corpo, como poeira, pólen, pelos de animas e, mais raramente, alguns alimentos.

Seus sintomas são: coceira no nariz, coriza, obstrução nasal, espirros, dor de cabeça, coceira nos olhos.

- Já a sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, também conhecidas como seios paranasais, cavidades no interior dos ossos do rosto. A sinusite, na maioria das vezes, é provocada por bactérias, mas também pode ser causada por vírus, fungos ou em decorrência de alergias. Ela pode ser aguda, com sintomas até três meses ou crônica, onde aparece com sintomas mais leves, mas perdura por mais tempo.

Seus sintomas são: dor na face, dor de cabeça, cabeça pesada, coriza, tosse,febre ocasional.

Tratamentos

- Para a rinite: antialérgicos (anti histamínicos), descongestionantes nasais ( que devem ser usados por menor tempo possível para não afetar a mucosa nasal), corticoides, vacinas contra alergias e eventualmente tratamentos prolongados para inibir o processo alérgico.

- Para a sinusite: antibióticos, corticoides, descongestionantes nasais.
Uma alternativa de tratamento é o uso de medicamentos homeopáticos. A resposta positiva é bem evidente nesses tipos de doenças. A Homeopatia pode ser usada tanto como tratamento preventivo ou como para atuar no combate aos sintomas.

NÃO FAÇA TRATAMENTO SEM ORIENTAÇÃO DO MÉDICO E FARMACÊUTICO

Fonte: Marilda C. Costa (Farmacêutica co-responsável da farmácia TeraVida)



Nenhum comentário »

Deixe um comentário