Uso Racional de Medicamentos
Você sabia que segundo o SINITOX (Sistema Nacional de Informações Tóxico- Farmacológicas), anualmente 30% das intoxicações humanas no Brasil são causadas por medicamentos? Que 25% do total dos casos são crianças menores de 5 anos? Que os calmantes, antigripais, anti-depressivos, anti-inflamatórios são as classes de medicamentos que mais intoxicam em nosso país ?
Mas o que é uso racional de medicamentos?
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o uso racional de medicamentos é quando o paciente recebe os medicamentos apropriados à sua condição clínica, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado, com o menor custo possível para si e para a comunidade.
▪ Mantenha o medicamento fora do alcance de crianças e animais.
▪ Conserve sempre os medicamentos longe do sol, luz, calor e umidade. Evite guardar seu medicamento em banheiro, carro ou em cima da geladeira.
▪ Nunca aceite indicações de parentes, amigos, vizinhos ou qualquer outra pessoa que não tenha conhecimento técnico sobre medicamento.
▪ Prefira sempre tomar seu medicamento com água ao menos que o médico dê outra indicação.
▪ Não reutilize medicamentos ou inicie um tratamento sem a orientação do médico ou farmacêutico. Obedeça rigorosamente as doses, os horários e as instruções prescritas na receita (principalmente os antibióticos)
▪ Não use medicamentos com lacre violado ou prazo de validade vencido, pois eles podem não fazer o efeito desejado ou até mesmo prejudicar sua saúde.
▪ Não interrompa o tratamento de medicamentos de uso contínuo, como os indicados para colesterol, hipertensão entre outros.
▪ Conserve o medicamento na embalagem original e nunca remova o rótulo das embalagens.
▪ Cuidado com remédios de uso infantil e de adulto com embalagens muito parecidas; erros de identificação podem causar intoxicações graves e, às vezes, fatais.
▪ Não guarde restos de medicamentos, procure uma farmácia ou drogaria que receba esses medicamentos vencidos para fazer o descarte adequado.
▪ CUIDADO! Ao utilizar um medicamento é importante saber para que ele é indicado, por isso leia sempre o rótulo ou a bula antes de usar qualquer medicamento.
▪ Evite tomar remédio na frente de crianças.
▪ Não dê remédio no escuro para que não haja trocas perigosas.
▪ É importante que a criança aprenda que remédio não é bala, doce ou refresco; quando sozinha, ela poderá ingerir o medicamento; lembre-se: remédio é remédio.
• Não reaproveitar frascos usados de medicamentos para colocar outros líquidos. Pode causar intoxicação.
▪ Para evitar que um medicamento prejudique o outro, informe sempre o médico e o farmacêutico sobre todos os medicamentos que você estiver usando.
O uso racional de seu medicamento é a garantia da qualidade e segurança do seu tratamento.
Marisa Mazon
Farmacêutica Responsável