Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Você é 12 por 8?

hipertensão imagem

Você é 12 por 8? Hipertensão Arterial um inimigo invisível!

A hipertensão arterial, conhecida como pressão alta, é uma das doenças mais prevalentes no mundo, acometendo cerca de um terço da população adulta. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões que ainda não sabem que possuem a doença. A hipertensão mata por ano 7.6 milhões de pessoas no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, insuficiência renal entre outras.

Hipertensão arterial é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito alta, ficando acima de 140/90 mmHg (ou 14 por 9), sendo considerada normal 120/80mmHg (ou 12 por 8).

As pessoas que têm maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas que não têm hábitos alimentares saudáveis, estão acima do peso, ingerem muito sal, não fazem atividades físicas, exageram no consumo do álcool, são fumantes, são diabéticas ou têm familiares hipertensos.

A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma no início da doença, por isso ela é chamada de “inimiga silenciosa”. Sintomas como dor de cabeça, tonturas, palpitações e sangramentos nasais podem ser sugestivos de hipertensão, mas não são específicos da doença.

Para prevenir e controlar a hipertensão, é importante:

1-     Fazer atividades físicas regulares de pelo menos 30-40 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana.

2-     Diminuir a quantidade de sal na comida. Use no máximo 1 colher de chá para toda a alimentação diária. Não utilize saleiro à mesa e não acrescente sal no alimento depois de pronto.

3-     Evite carnes vermelhas com gordura aparente, frituras, açúcares, alimentos industrializados como embutidos, conservas, enlatados.

4-     Prefira alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, frutas, verduras, legumes, produtos lácteos desnatados.

5-     Mantenha um peso saudável. Também é importante avaliar a medida da circunferência abdominal (cintura), que no homem não deve ultrapassar 94 cm e na mulher 80 cm.

6-     Diminua ou abandone o consumo de bebida alcóolica.

7-     Não fume! Depois da hipertensão, o fumo é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares.

8-     Controle o estresse (nervosismo). A “arte de viver bem” é enfrentar os problemas do dia-a-dia com sabedoria e tranquilidade.

9-     Se utilizar medicamentos, tome-os conforme orientação médica. Qualquer dúvida converse com o médico ou o farmacêutico, compareça às consultas regularmente e NÃO abandone o tratamento.

10-  Ame e seja amado.

Portanto o controle da pressão alta está em suas mãos, qualidade de vida se conquista e com essas medidas é possível viver mais e melhor.

 

 

Marisa Mazon

Farmacêutica Responsável da Farmácia TeraVida



2 comentários »

  1. Parabéns Marisa!!!
    O artigo está ótimo e o site maravilhoso!!!

    Marilda Correa Costa - 20/08/2012 às 19:04 

  2. Muito obrigada Marilda, é mérito de toda a equipe TeraVida!

    admin - 22/08/2012 às 16:19 

Deixe um comentário