Manipulando fórmulas, valorizando a vida.
Av. General Carneiro, 631 - Sorocaba / SP
15 98810-0225 | 15 3222.9074

Menopausa – Tratamentos

Menopausa II

MITOS

Após os 40 anos não pode engravidar: Após os 35 anos ocorre uma redução de fertilidade, porém ela ainda existe até a menopausa, portanto é possível engravidar, embora os riscos sejam maiores.

A data da primeira menstruação influencia na menopausa: A ciência tem revelado que a idade da primeira menstruação nada tem a ver com o momento da chegada da menopausa. Fatores genéticos, hábitos alimentares, estresse e estilo de vida podem determinar a idade da menopausa.

Todas as mulheres podem fazer reposição hormonal: A reposição hormonal é indicada apenas para mulheres que tenham os sintomas da menopausa, e que não tenham histórico de câncer de mama, doenças coronarianas e tromboembólicas.

Não há tratamentos que permitam gravidez na menopausa: Há possibilidades terapêuticas de sustentar uma gestação nessa fase com hormônios sintéticos.

VERDADES

Diminuição da libido: Isso ocorre por diversos motivos, entre eles, a menor lubrificação vaginal.

Calor intenso e sudorese noturna: Esses sintomas fazem parte de um grupo de manifestações neurogênicas advindas da queda hormonal.

Quem tem menopausa precoce pode ter mais doenças na velhice: A mulher que entra precocemente na menopausa tem um risco aumentado de apresentar doenças cardíacas e osteoporose.

A reposição de cálcio é importante para evitar problemas ósseos após a menopausa: A reposição de VIT D e cálcio ajudam na prevenção de fraturas e da osteoporose.

TRATAMENTOS

Reposição hormonal: Ela traz de volta ao organismo os hormônios estrogênio e progesterona, de modo a amenizar os sintomas da menopausa.

Alimentação balanceada: Evite álcool, cafeína e alimentos picantes, assim como gorduras saturadas (carne vermelha) e gorduras transformadas (alimentos processados, fast food). Inclua alimentos à base de soja, grãos e sementes na alimentação.

Pratique exercício físico: Os estudos têm demonstrado que o exercício regular reduz a frequência e a gravidade dos afrontamentos. Também melhora o humor e o sono, protege contra doenças cardíacas, e as atividades de levantamento de pesos fortalecem os ossos.

SUPLEMENTOS NATURAIS RECOMENDADOS

Amora: Seu principal benefício está na regulação dos hormônios, além de tratar a osteoporose, irritações e ansiedade. É também diurética, laxativa e atua com grande eficácia nos sintomas da menopausa.

Isoflavona: É um composto de soja utilizado para diminuir os sintomas da menopausa, TPM ou osteoporose. Ele reduz as ondas de calor, melhora o humor e o estado psicológico da mulher. Diminui doenças cardiovasculares, protege os ossos e diminui o colesterol.

Cimicifuga: Possui ação estrogênica fraca e é usado como alternativa natural na terapia de reposição hormonal. Alivia as ondas de calor, diminui a ansiedade e a depressão. Trata atrofia vaginal com menor incidência de efeitos colaterais.

Dong-quai: Conhecido na China como “remédio feminino”, o Dong-quai é utilizado há anos por combater diversos problemas ginecológicos. Trata-se de uma planta medicinal, rica em óleos essenciais que auxilia na normalização do ciclo menstrual e alivia cólicas. Suas propriedades são atribuídas aos fitoestrogênios, que contém semelhanças aos estrogênios produzidos pelo organismo no corpo da mulher.

Não dispense a orientação de um profissional.



Nenhum comentário »

Deixe um comentário